Gl 5:19-21.

Introdução.

1.      Os estudos anteriores se concentraram nas obras da carne relacionadas em Gl 5:19-21.
2.      Nós as dividimos em várias categorias, incluindo...
a.      Pecados de impureza moral (prostituição ou adultério, impureza e lascívia).
b.      Idolatria e feitiçaria.
c.       Pecados que violam a lei do amor (inimizade, porfias, ciúmes, ira, discórdias, dissensões, facções e invejas).
3.      Neste estudo, vamos concluir o tema das obras da carne, considerando dois pecados...
a.      Bebedices e glutonaria, que podem ser classificados como pecados de intemperança.
b.      Vamos também fazer uma observação sobre o modo como Paulo conclui sua lista das obras da carne.
Começamos por considerar os dois...

      I.            Pecados da intemperança.

A.   Bebedices, embriaguez (methe).

1.      Esta palavra descreve o estado de intoxicação devido ao consumo de bebida alcoólica.
2.      A Bíblia é muito forte em sua...
a.      Condenação à embriaguez - cf. 1Co 5:11; 6:9-10.
b.      Advertência sobre os perigos de beber - cf. Pv 20:1; 23:29-35.
3.      E sobre o beber que não leva a embriaguez?
a.      O nível de álcool em bebidas alcoólicas modernas torna difícil distinguir entre os dois.
1)      Os níveis de álcool são maiores hoje, devido às novas técnicas de destilação.
2)      Algumas bebidas fortes do passado não eram mais fortes que as cervejas hoje, sendo mais fácil ficar bêbado hoje.
3)      Barclay (Barclay, 1985, p. 58), nos diz que na Grécia antiga havia pouca embriaguez, porque a prática normal era diluir duas partes de vinho para três partes de água.
b.      O cristão também está ligado ao princípio da influência - cf. Rm 14:13-21.
1)      Os cristãos devem se envolver numa atividade (beber socialmente) que contribua para...
a)      O problema número um sobre drogas em nosso país (1 em 9 são alcoólatras)?
b)      A matança sem sentido de 35.000 vítimas por ano (acidentes relacionados a condução sob a influência de álcool) (FAPESP, 2007)?
c)       O que se estima seja 25% dos divórcios (que Deus odeia - Ml 2:16)?
2)      A responsabilidade do cristão sobre a influência é clara - Rm 14:21; 1Co 10:31-33.
a)      Somente o cristão insensível e egoísta iria tentar justificar a prática de beber socialmente hoje.
b)      O cristão maduro considera se sua prática glorifica a Deus e beneficia seu companheiro.

B.   Glutonaria, orgias (komos).

1.      Este termo refere-se festas e bebedeiras que muitas vezes se estendiam até tarde da noite.
2.      Esse comportamento é condenado não só aqui, mas também em Romanos 13:12-14.
3.      A forma moderna deste pecado inclui o que se passa...
a.      No Carnaval do Rio de Janeiro;
b.      No Ano Novo de muitas famílias brasileiras;
c.       Nos bailes e festas dançantes.
4.      Não é necessária muita sabedoria para ver porque tal comportamento é condenado...
a.      Quantas amizades destruídas e casamentos desfeitos por um comportamento desenfreado que se passa em tais situações?
b.      Até mesmo o mais inocente pode, muitas vezes, ser apanhado pela emoção e fazer algo que estragará o resto de sua vida!
5.      Em 1Pe 4:3-4, Pedro afirma que...
a.      Tal comportamento para cristãos é impróprio.
b.      O mundo pensa que somos estranhos por não participarmos de tais coisas.
O mundo pode pensar que somos estranhos, mas Pedro diz que todos terão de prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos (1Pe 4:5). É este julgamento que requer que os cristãos levem a sério as “obras da carne”. Não apenas as especificamente mencionadas em Gl 5:19-21, mas como Paulo continua a dizer...

  II.            “... E coisas semelhantes a estas”.

A.   Concluir a lista deste modo implica...

1.      Que a lista de Paulo não é para ser tomada como conclusiva.
2.      Que os pecados listados nos dão uma ideia básica do tipo de coisa que devemos evitar.
3.      Que temos que ter discernimento em muitas atividades que não estão especificamente condenadas nas Escrituras.
a.      Muitas pessoas querem um “Não deveis...” para todas as coisas erradas.
b.      Mas a Bíblia não lista tudo o que está errado (se listasse, você teria que carregá-la com um carrinho de mão).
c.       Em vez disso, nos são dados princípios básicos de conduta, com alguns exemplos que ilustram esses princípios.
d.      Espera-se que o cristão tenha discernimento e use os princípios encontrados na Bíblia - cf. Hb 5:12-14.

B.   Como determinamos o pecado...

1.      Hoje, frequentemente somos confrontados com problemas que podem não estar especificamente mencionados na Bíblia.
a.      Por exemplo, questões relacionadas à dança, drogas, filmes, música, fumo, programas de televisão.
b.      Como eu sei quando algo não abordado especificamente na Bíblia é certo ou errado?
2.      Uma forma é comparar a atividade em questão com as duas listas encontradas em Gl 5:19-23.
a.      É como as obras da carne?
b.      Ou é como o fruto do Espírito?
3.      Quanto melhor entendermos essas obras da carne (e o que constitui o “fruto do Espírito”), mais decisões agradáveis a Deus tomaremos.

Conclusão

1.      Esse tem sido o objetivo do nosso estudo: aprender que tipo de coisas constituem as “obras da carne”, para que possamos saber o que evitar.
2.      Para lembrar o que Paulo escreveu...
“...não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (Gl 5:21).
3.      Quer se trate de uma das coisas especificamente indicadas, ou algo parecido, as consequências serão devastadoras!
4.      Além disso, a prática de tais coisas torna impossível produzir o fruto do Espírito em nossa vida - cf. Gl 5:17.
5.      Finalmente: o uso da palavra “praticam” (Gl 5:21) implica que Paulo está advertindo contra aqueles que persistentemente se envolvem em tais pecados e se recusam a se arrepender...
a.       Todos nós temos sido culpados de uma ou mais das coisas que podem nos manter fora do reino dos céus.
b.       Mas pela graça de Deus podeçmos receber o perdão, como está implícito nesta passagem:
Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (1Co 6:9-11).
Se você estiver disposto a desistir da “prática” de tais pecados, também pode ter seus pecados lavados, encontrando santificação e justificação por meio de Jesus e do Espírito de Deus! - Cf. At 2:38; 22:16.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A igreja em Colossos.

Introdução à epístola.

Relações familiares e trabalhistas.