Gl 1:6-10.

Introdução.

1.       Logo que Paulo iniciou sua epístola aos Gálatas, ele expressou preocupação...
a.       Admirado por eles migrarem tão rapidamente para um evangelho diferente - Gl 1:6.
b.      Deixando-se levar por alguns que perverteram o Evangelho de Cristo - Gl 1:7.
2.       É importante saber a diferença entre o puro Evangelho e os evangelhos pervertidos...
a.       Pois aceitar um outro evangelho leva a maldição - Gl 1:8-9.
b.      Pois não obedecer ao verdadeiro Evangelho é enfrentar condenação - cf. 2Ts 1:7-8; 1Pe 4:17.
Hoje em dia precisamos estar tão preocupados com “As perversões do Evangelho” quanto naqueles dias. Estamos conscientes de como alguns perverteram o Evangelho de Cristo?
Houve pelo menos quatro dessas perversões...

I.                  O evangelho da fé mais obras da lei.

A.   Esta perversão explicada.

1.       Este “evangelho” foi o problema enfrentado por Paulo em seus dias.
2.       Alguns cristãos judeus exigiam que os gentios fossem circuncidados e guardassem a Lei de Moisés, bem como obedecessem ao Evangelho de Cristo - At 15:1-5; Gl 2:1-5.

B.    Esta perversão refutada.

1.       No conselho em Jerusalém - At 15:22-31.
2.       Na Epístola aos Gálatas - Gl 5:1-6.
3.       Em outras epístolas de Paulo (por exemplo, Romanos e Colossenses)
Note cuidadosamente que aqueles que procuram ser justificados pela Lei decaiu da graça (Gálatas 5:4). Isso ilustra o perigo de aceitar um “evangelho pervertido”. Outro “evangelho” é...

II.               O evangelho da fé sem obras.

A.   Esta perversão explicada.

1.       Este “evangelho” foi desenvolvido mais tarde, no curso da história da igreja.
2.       Ele exalta a eficácia de certas ordenanças para a exclusão de fé.
3.       Assim, alguns acreditavam que podiam batizar outros sem a necessidade de fé.
a.       O batismo em si não salva ninguém.
b.      A participação na Ceia do Senhor não perdoa pecados.

B.    Esta perversão refutada.

1.       A fé é essencial para agradar a Deus e para nossa salvação - Hb 11:6; Jo 8.24; Mc 16:16.
2.       O arrependimento dos pecados e a fé em Cristo são requisitos para a salvação - At 2:38; 8:35-37.
3.      É a fé no poder de Deus que resulta em ressurreição para uma nova vida - Cl 2:12-13.
4.      A fé sem obras é morta - Tg 2.14-26.
A perversão mais popular do Evangelho é o que chamaremos...

III.           O evangelho de boas obras apenas.

A.   Esta perversão explicada.

1.      Muitos têm a ideia de que, desde que você seja uma “boa pessoa”, será salvo.
2.      Especialmente se suas boas obras superam suas “más ações”.
3.      Assim, uma pessoa moralmente boa, especialmente se religiosa, é tida como salva.

B.   Esta perversão refutada.

1.      As pessoas moralmente boas, mesmo piedosas, têm necessidade de salvação.
a.      Cornélio era um homem moralmente bom, um homem piedoso - At 10:1-6.
b.      No entanto, precisava ser salvo - At 11:14.
2.      Muitos exemplos de conversão em Atos envolveram pessoas religiosamente piedosas.
a.      Os 3000, no dia de Pentecostes - At 2:5.
b.      O eunuco etíope - At 8:27.
c.       Lídia de Tiatira - At 16:14.
d.      Paulo - At 22:3.
3.      Não podemos ser salvos por nossas boas obras - Ef 2:8-9; Tt 3:4-7.
Às vezes, uma perversão do Evangelho leva os outros a reagir de forma exagerada com outra perversão...

IV.           O evangelho da fé somente.

A.   Esta perversão explicada.

1.       Este “evangelho” proclama que uma pessoa é salva “somente pela fé”.
2.       Ou seja, não é necessária obediência.
3.       É uma reação exagerada à salvação pelas obras sem fé, ou ao evangelho de boas obras.

B.    Esta perversão refutada.

1.       O Evangelho de Cristo requer obediência.
a.       Jesus é o autor da eterna salvação para todos os que lhe obedecem - Hb 5:9.
b.      Paulo proclamou o que chamou de “a obediência da fé” - Rm 1:5; 16:25-26.
c.       Paulo e Pedro advertem sobre aqueles que não obedeceram ao Evangelho - 2Ts 1:7-9; 1Pe 4:17.
d.      Não somos salvos pela “fé somente” - cf. Tg 2:17,20,24,26.
2.       Muitos não conseguem distinguir entre diferentes tipos de obras.
a.       Obras da Lei (de Moisés), pelo qual se não se justifica - Gl 2:16.
b.      Obras meritórias, feitas para ganhar a salvação, o que é impossível - Ef 2:8-9; Tt 3:4-7.
c.       Obras de Deus, mandamentos de Deus para nós para agradá-Lo - cf. Jo 6:28-29.
3.       As obras de Deus são feitas, não para ganhar a salvação, mas para receber a graça de Deus.
a.       A fé em Jesus é uma obra de Deus - Jo 6:29.
b.      O arrependimento dos pecados é uma obra de Deus - At 17:30.
c.       Confessar Jesus é uma obra de Deus - Rm 10:9-10.
d.      Tais obras em de si mesmos não nos salvam - cf. Lc 17:10.
4.       Assim, o batismo é uma obra de Deus, não de homens.
a.       Ordenado por Jesus e seus apóstolos - Mc 16:15-16; At 2:38; 22:16.
b.      Em que Deus faz a obra de salvar - Cl 2:11-12; Tt 3:5.
c.       Revestindo-nos de Cristo - Gl 3:26-27.
d.      Que, quando obedecida, faz com que os outros a agradeçam a Deus - Rm 6:17-18; cf. 6:3-7.

Conclusão.

1.       Houve outros evangelhos pervertidos...
a.       Tal como o gnosticismo, que negou Jesus veio em carne.
b.      Tal como o mormonismo, que proclama um evangelho diferente com base na “revelação angelical”.
2.       Precisamos ter cuidado para receber o Evangelho dos apóstolos...
a.       Mesmo revelações angélicas devem ser rejeitadas se forem diferentes do que os apóstolos pregaram.
b.      Caso contrário, seremos amaldiçoados.
3.       O puro Evangelho de Cristo não pode ser popular, mas quem estamos tentando agradar?
a.       Se os homens, então não somos servos de Cristo - Gl 1:10.
b.      Se é a maioria, estamos no caminho errado - Mt 7:13-14.
O Evangelho que você ouviu, recebeu e obedeceu, é o Evangelho que foi proclamado pelos apóstolos de Jesus Cristo? - Cf. At 2:36-41; 8:35-38.

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