Gl 5:19-21.

Introdução.

1.       Um grave perigo para o cristão são as obras da carne...
a.       Elas podem destruir a liberdade que desfrutamos em Cristo - Gl 5:13-15.
b.      Elas nos impedem de seguir o Espírito e fazer as coisas que desejamos - Gl 5:16-17.
c.       Elas nos impedem de herdar o reino de Deus - Gl 5:21.
2.       É imperativo que saibamos quais são as obras da carne...
a.       Aquelas coisas que são contrárias ao Espírito - Gl 5:17.
b.      Aqueles pecados que fazem guerra contra a alma - cf. 1Pe 2:11.
Para nos ajudar nesta batalha, Paulo fornece uma lista de pecados que são bastante evidentes (Gl 5:19-21). No topo da lista estão os...

I.                  Pecados de impureza moral.

A.   Prostituição (porneia).

1.       Nota: Algumas traduções começam com “adultério”, que não é encontrado em alguns dos manuscritos mais antigos; certamente está coberto por prostituição.
2.       Porneia - relação sexual ilícita – (Strong, 2002).
3.       Usada no Novo Testamento com pelo menos quatro aplicações diferentes:
a.       Uma referência ao sexo antes do casamento - 1Co 7:1-2.
b.      Um sinônimo de adultério - Mt 19:9.
c.       Um termo genérico que se refere a todas as formas de impureza - 1Co 6:13,18.
d.      Metaforicamente, pode referir-se à prostituição espiritual - Ap 2:20-21.
4.       Por conseguinte, inclui qualquer tipo de relação sexual entre os parceiros que não são casados; por exemplo, o sexo pré-conjugal, o adultério, a homossexualidade, a prostituição, o incesto, a bestialidade.
5.       Para Deus tal imoralidade é vista no fato de...
a.       Haver sete listas de pecados nos escritos de Paulo (Rm 1:29-31; Gl 5:19-21; Cl 3:5,8-9; 1Tm 1:9-10; 2Tm 3:2-4; Tt 3:3 e 1Pe 4:3).
b.      Porneia é listada em cinco delas, e é o primeiro de cada uma delas.

B.    Impureza (akatharsia).

1.       Akatharsia - no sentido moral: impureza proveniente de desejos sexuais, luxuria, vida devassa – (Strong, 2002).
a.       Ela originalmente fazia referência à sujeira no sentido físico.
b.      Na Septuaginta ela é usada para denotar toda sorte de imundícia que tornava impossível ao adorador se aproximar de Deus - cf. Lv 22:3-9.
c.       Em seguida, ela passou a ser usada num sentido moral, isso porque a depravação moral é repugnante.
2.       Três ideias são, portanto, inerente à palavra:
a.       A qualidade daquilo que é sujo; algumas mentes são assim.
b.      Na impureza há uma qualidade repulsiva que desperta nojo de pessoas decentes.
c.       O que separa o homem de Deus; em contraste, compare Mt 5:8; Ap 3:4.

C.    Lascívia (aselgia).

1.       Aselgia - também traduzido como libertinagem, licenciosidade, sensualidade.
2.       O significado básico da palavra:
a.       No NT parece estar relacionada com excesso sexual de forma pública.
b.      Barclay distingue três características deste pecado (Barclay, 1985):
1)      É a ação libertina e indisciplinada.
2)      Não respeita as pessoas nem os direitos dos outros, quem quer que seja.
3)      É completamente indiferente à opinião e à decência pública.
3.       A ideia geral é de comportamento vergonhoso.
a.       Como exemplos podemos ter:
1)      Palavras sedutoras, cantadas.
2)      Gestos corporais indecentes.
3)      Relação obscena entre pares.
b.      Esta palavra é que melhor descreve...
1)      O que é muitas vezes visto em grande parte da dança moderna, música, teatro.
2)      O que se passa em muitas novelas e em muitos reality shows.
c.       O contexto em que ela é frequentemente encontrada nas Escrituras ajuda a compreender seu significado - cf. Rm 13:11-14; Ef 4:17-19; 1Pe 4:1-4.
Com estas três palavras (porneia, akatharsia, aselgia), aprendemos que “as obras da carne” envolvem pecados de impureza moral. À medida que continuamos com a lista de Paulo, notamos que também envolvem...

II.               Pecados da idolatria e feitiçaria.

A.   Idolatria (eidololatreia).

1.       Eidololatreia - o culto às imagens – (Strong, 2002).
2.       No que diz respeito a idolatria como comumente considerado...
a.       Nos estágios iniciais da idolatria, ninguém adora o ídolo ou a própria imagem.
1)      O ídolo simplesmente serve a dois propósitos:
a)      Localizar o deus que representa.
b)      Visualizar o deus que representa.
2)      É simplesmente projetado para tornar mais fácil a adoração ao deus representado pelo ídolo.
b.      Inevitavelmente, no entanto, as pessoas acabam adorando o ídolo ou a própria imagem.
1)      Vemos isto no catolicismo.
2)      Quando líderes dizem que a imagem não é um ídolo, apenas um ícone.
3)      Mas quem pode negar que o adorador comum veja a própria imagem como algo santo e digno de ser reverenciado?
4)      Assim, o que foi criado começa a receber a adoração devida ao Criador.
c.       De acordo com Rm 1:18-23, o erro básico da idolatria é a adoração da “coisa criada” em vez do “Criador de todas as coisas”!
3.       No que diz respeito a idolatria que desloca a adoração a Deus...
a.       Idolatria não é apenas a adoração ou veneração de imagens...
b.      Paulo define a cobiça como idolatria - Ef 5:5; Cl 3:5.
1)      Qualquer forte desejo de coisas materiais que substitui o nosso desejo por Deus é uma forma de idolatria!
a)      O nosso coração é atraído por aquilo que é o nosso tesouro - Mt 6:21.
b)      Se o nosso tesouro está nas coisas terrenas, o nosso coração (devoção) está longe de Deus.
2)      Não podemos servir às coisas materiais e Deus ao mesmo tempo! - Mt 6:24.
c.       Assim, somos idólatras quando tornamos qualquer outra coisa ou pessoa prioridade na nossa vida, tais como: nosso trabalho, casa, passatempo, família.

B.    Feitiçaria (pharmakeia).

1.       Pharmakeia é encontrado sendo utilizado de três modos:
a.       Clinicamente, a utilização de drogas sem significado mau.
b.      O uso indevido de drogas, a fim de envenenar, não curar.
c.       A prática de feitiçaria e bruxaria, que muitas vezes usa drogas para lançar feitiços e alterar o comportamento dos outros.
2.       A prática de bruxaria e feitiçaria é fortemente condenada - Ex 22:18; Ap 21:8.
3.       Exemplos deste pecado hoje...
a.       Há um número crescente de religiões com base no oculto, e que fazem uso de drogas em sua religião (p.ex.: Santo Daime).
b.      O uso “recreativo” de drogas também se enquadra nessa categoria.
1)      Lembre-se que alterar o comportamento dos outros através de drogas era uma função básica da feitiçaria e da bruxaria.
2)      Qual é a diferença entre o uso de drogas para alterar a conduta dos outros e as suas próprias?
3)      Claro, sem contar o uso medicinal adequado dos medicamentos.
4)      Mas, assim como a Bíblia condena a embriaguez, que é um estado alterado provocado por álcool (uma droga), assim também condena o uso semelhante de outras drogas.

Conclusão.

1.       Neste estudo, vimos que as obras da carne incluem...
a.       Pecados de impureza moral (prostituição, impureza, lascívia).
b.      Os pecados de idolatria e feitiçaria.
   - Nosso próximo estudo irá analisar pecados que violam a lei do amor.
2.       William Barclay observou que cada um desses pecados é uma perversão de algo bom...
a.       Prostituição, impureza, lascívia - perversões do instinto sexual que em si pode ser uma coisa bonita como parte do verdadeiro amor entre um homem e uma mulher.
b.      Idolatria - uma perversão da adoração.
c.       Feitiçaria - uma perversão do uso adequado dos medicamentos.
3.       Observamos também que o horror do poder do pecado reside precisamente na sua capacidade de assumir a matéria-prima do potencial de bondade e transformá-lo em material do mal.
4.       Por causa do poder do pecado de corromper, precisamos de ajuda divina para nos libertar da escravidão.
a.      Jesus promete liberdade da escravidão do pecado - Jo 8:31-36.
b.      Ele enviou o Espírito Santo para cumprir essa promessa - Rm 8:12-13; Gl 5:16.
Você já respondeu em obediência ao Evangelho que modo que possa desfrutar de uma verdadeira liberdade do poder corruptor do pecado? - Cf. At 2:38-39.

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