Introdução à epístola.

Introdução à epístola.
Cl 1:1-2.

Introdução.

1.       Algumas questões a considerar...
a.       Será que os corpos celestes têm alguma influência sobre nossa vida?
1)      Os milhões de pessoas que consultam seus horóscopos cada dia diriam: Sim!
2)      No Brasil, a maioria esmagadora de jornais têm uma seção sobre astrologia.
b.      Existe alguma relação entre dieta e vida espiritual?
c.       O Senhor fala-nos diretamente, em nossa mente, ou somente através de Sua Palavra, a Bíblia?
d.      Será que as religiões orientais têm algo a oferecer a quem é cristão?
2.       Estas questões soam muito contemporâneas, não é?
a.       No entanto, são as mesmas questões que Paulo aborda em sua Epístola aos Colossenses.
b.      Por esta razão, precisamos desta carta hoje tanto quanto os colossenses quando Paulo a escreveu em 60 d.C.
Em Colossenses 1:1-2, Paulo se dirige aos irmãos de Colossos. Para nos ajudar a apreciar mais o que vamos estudar nas páginas que seguem, vamos considerar algumas informações básicas sobre esta carta...

I.             A cidade de Colossos.

A.    Localização.

1.       200 km de Éfeso, na Ásia Menor (consulte o mapa).
2.       2.200 km de Roma, capital do império.
3.       Próximo de Hierápolis e Laodiceia - cf. Cl 4:13,16.

B.    Distinção.

1.       Hierápolis era um lugar conhecido pela saúde, prazer, relaxamento.
2.       Laodiceia era conhecida pelo comércio.
3.       Colossos, no entanto, era só uma pequena cidade.

C.    Pessoas.

1.       Era um povo pagão, com forte miscigenação de judeus.
2.       Em 62 a.C., havia 11.000 judeus livres na área das três cidades.
3.       Isso nos ajuda a compreender a natureza de alguns dos problemas que surgiram dentro da igreja (problemas de origem tanto pagã como judaica).

II.           A Igreja em Colossos.

A.    Estabelecimento.

1.       Não temos certeza de quando e como a igreja começou, as Escrituras não dizem.
2.       É provável que Paulo não a tenha fundado.
a.       Ele não a conhecia pessoalmente - Cl 2:1.
b.      Em vez disso, ele simplesmente ouviu falar da fé deles - Cl 1:4.
3.       É possível que tenha sido fundada por Epafras.
a.       Pelo que Paulo escreve em Cl 1:4-8.
b.      Que evidentemente também teve algum contato com os crentes de Hierápolis e Laodiceia - Cl 4:12-13.

B.    Membros.

1.       Epafras.
a.       Possivelmente, o fundador da igreja.
b.      Um natural de Colossos - Cl 4:12.
c.       Descrito como um servo de Cristo (Cl 4:12), fervoroso na oração pelos outros (Cl 4:12), e com grande zelo por seus irmãos (Cl 4:13).
d.      Um “companheiro de prisão” de Paulo neste momento - cf. Fm 23.
e.       Compare Cl 4:12 com Fm 23.
2.       Filemon, Ápia e Arquipo.
a.       Ao comparar a carta a Colossenses e a Carta a Filemon, podemos concluir que eles estavam em Colossos.
b.      É provável que a igreja se reunisse em sua casa - cf. Fm 2.
c.       Muitos pensam que eles podem ter sido membros de uma mesma família.
1)      Filemon, o pai;
2)      Ápia, a mãe e
3)      Arquipo, o filho.
d.      É possível que Arquipo tenha servido como pregador em Colossos - cf. Cl 4:17.
3.       Onésimo.
a.       Ele um era escravo de Filemon que havia fugido e foi achado por Paulo em Roma, quando foi convertido pelo evangelho.
b.      Ele foi enviado de volta a Filemon (cf. Epístola ao Filemon), juntamente com a carta aos Colossenses - Cl 4:7-9.
c.       Compare Cl 4:9 com Fm 10-17.

III.         A crise em Colossos.

A.    O relatório.

1.       Epafras trouxe notícias a Paulo a respeito da igreja de Colossos - Cl 1:3-8.
2.       A maior parte, foi muito positiva - Cl 1:3-4,8; 2:5.
3.       Mas percebemos, a partir do conteúdo da carta, que Paulo deve ter sido informado também de um duplo perigo que afetava a igreja.

B.    O perigo.

1.       Havia o perigo de sua recaída no paganismo com toda a sua imoralidade (implícito por comentários como Cl 3:5-11) amplamente praticado no mundo greco-romano.
2.       Havia o perigo de aceitar o que alguns chamam de “A Heresia Colossense”.
a.       Que negava a plena suficiência de Jesus Cristo...
1)      Para a salvação;
2)      Sobre as indulgências da carne.
b.      Esta “Heresia Colossense” envolvia...
1)      Vãs filosofias, que negavam a suficiência e a supremacia de Jesus Cristo - Cl 2:8.
2)      O cerimonialismo judaico, que atribuía uma importância especial ao ritual da circuncisão, às regras alimentares e observância de dias especiais - Cl 2:16-17.
3)      Adoração aos anjos, que prejudicava a supremacia de Cristo - Cl 2:18.
4)      A ascese, que apelava para um tratamento severo do corpo a fim de controlar seus desejos - Cl 2:20-23.
c.       “A Heresia Colossense”, então, era um sincretismo, ou seja, uma mistura de elementos judaicos e pagãos ao cristianismo nascente.

IV.        A correspondência para Colossos.

A.    O propósito da epístola.

1.       Exortar os irmãos de Colossos.
a.       Contra recaídas - Cl 1:21-23.
b.      Contra a solução que está sendo apresentada a eles pelos que negavam que Jesus era tudo o que precisavam - Cl 2:8-10.
2.       Dirigir sua atenção a Jesus Cristo.
a.       O Filho Amado - Cl 1:13.
b.      O supremo e suficiente Salvador - Cl 1:14-18.

B.    O tema da epístola: Jesus Cristo: O supremo e suficiente Salvador - Cl 1:18.

C.    Um esboço da Epístola.

1.       Doutrina: A Suficiência de Cristo Declarada (cap. I).
a.       Na mensagem do evangelho (1:1-12);
b.      Na redenção (1:13-14);
c.       Na criação (1:15-17);
d.      Na igreja (1:18-23);
e.       No próprio ministério de Paulo (1:24-29).
2.       Perigo: A Suficiência de Cristo Defendida (cap. II).
a.       Cuidado com filosofias vazias (2:1-10).
b.      Cuidado com cerimonialismo judaico (2:11-17).
c.       Cuidado com a disciplina ascética (2:18-23).
3.       Dever: A Suficiência de Cristo Demonstrada (cap. III, IV).
a.       Na pureza pessoal (3:1-11);
b.      Nas relações fraternas (3:12-17);
c.       Em casa (3:18-21);
d.      No trabalho diário (3:22-4: 1);
e.       No compartilhar o evangelho (4:2-6);
f.        Em servir uns aos outros (4:7-18).

Conclusão.

1.       A grande importância da carta aos Colossenses é que ela aumenta nossa compreensão sobre Jesus Cristo.
2.       A partir dela, aprendemos que Ele verdadeiramente é “o caminho, a verdade e a vida” - Jo 14:6.
3.       Quando entendemos que Ele é o supremo e suficiente salvador...
a.       Vivemos uma vida vitoriosa como cristãos!
b.      Asseguramos que não haverá recaídas, nem seremos levados por falsas religiões e filosofias de homens.
Nas reflexões futuras desta série em Colossenses iremos expandir estes temas, mas, por enquanto, você aceita obedecer a Jesus Cristo como seu suficiente Salvador?

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