A supremacia de Cristo.

A supremacia de Cristo.
Cl 1:13-20.

Introdução.

1.       Quando Paulo encontrou Jesus no caminho de Damasco, ele não sabia, naquela época, quem Jesus realmente era (“Quem és tu, Senhor” - At 9:3-5);
2.       Mas quando chegamos à epístola de Paulo aos Colossenses, ficamos sabendo que Paulo tinha chegado a uma compreensão muito mais completa de quem exatamente era Jesus!
3.       Nesta reflexão, vamos olhar para Cl 1:13-20 e observar a descrição de Paulo da “supremacia de Cristo”;
4.       Ao fazê-lo, espero que você fique impressionado com o fato de que Cristo é, certamente, nosso supremo e suficiente Salvador, digno de nosso amor, adoração e obediência.
Quem é este Jesus chamado de Cristo? O nosso primeiro ponto pode ser percebido a partir de um comentário feito no versículo 13, onde Paulo estava apresentando razões pelas quais deveríamos dar graças ao Pai.
Ou seja, Jesus é...

I.             O rei sobre o seu reino.

A.    Jesus se proclamou ser um rei.

1.             Ele alegou ter um reino, e mesmo veio ao mundo para anunciar a verdade que Ele é rei - Jo 18:36-37.
2.       Depois de sua ressurreição, Ele revelou a extensão de seu governo: autoridade sobre o céu e a terra! - Mt 28:18; cf. Ef 1:20-23.

B.    Sua realeza e reino são anunciados no Apocalipse.

1.       Ele é “o soberano sobre os reis da terra” - Ap 1:5.
2.             Ele fez de Seus discípulos reis e sacerdotes (ou, um reino de sacerdotes) para seu Deus e Pai - Ap 1:6.
3.      Quem está em Cristo Jesus está em Seu reino - Ap 1:9.
4.       Aqueles que perseveram até o fim serão chamados a governar com Cristo assim como Ele reina agora! - Ap 2:26-27; 3:21.
5.       Ele é verdadeiramente “Senhor dos senhores e o Rei dos reis!” - Ap 17:14; 19:16.
“Rei dos reis” ...certamente uma indicação da “supremacia de Cristo”!
Mas note que Ele também é...

II.           O salvador dos nossos pecados.

A.    Por meio de seu sangue temos redenção...

1.       A palavra redenção (em grego, apolutrosis) significa “uma libertação feita mediante pagamento de resgate”.
2.       Ou seja, temos sido libertos da escravidão do pecado através do pagamento do sangue de Jesus derramado na cruz - cf. Mt 20:28.

B.    Por meio de seu sangue temos perdão...

1.       Perdão (em grego, aphesis) significa “libertação da escravidão ou prisão”.
2.       Em Cristo, temos “perdão ou indulto, dos pecados (como se nunca tivessem sido cometidos), a remissão da pena”.
Como anunciado pelo anjo a José: “...ao qual porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1:21).
Um rei capaz de proporcionar redenção e perdão de pecados; verdadeiramente indicações de supremacia! Mas há mais, pois Ele também é...

III.         A imagem do Deus invisível.

A.    A palavra imagem...

1.       Vem do grego eikon.
2.       Significando “uma imagem, figura, semelhança”.

B.    Jesus é a imagem do Deus que é invisível!

1.       Nenhum homem jamais viu a Deus, mas Jesus o tem revelado (manifestado) - Jo 1:18.
2.       Como o próprio Jesus disse: “Quem me vê a mim vê o Pai” - Jo 14:7-9.
3.       Conforme expresso pelo escritor aos Hebreus, Jesus é:
a.       O resplendor da glória de Deus;
b.      A imagem expressa da Sua Pessoa - Hb 1:3.
4.       Como Paulo escreveu aos Coríntios...
a.       Jesus é a “imagem de Deus” - 2Co 4:4.
b.      Na face de Jesus Cristo está “o conhecimento da glória de Deus” - 2Co 4:6.
5.       A partir destas passagens, aprendemos que Jesus, de forma precisa, expressa plenamente o ser e a perfeição de Deus!
6.       Ou seja, olhando para Jesus (como Ele é revelado na Palavra de Deus), podemos ver e conhecer o Pai, que é invisível!
A próxima descrição da supremacia de Cristo é aquela que confundiu a muitos e levou alguns a conclusões errôneas. é também...

IV.        O primogênito de toda a criação.

A.    Com relação ao termo primogênito...

1.       Pode significar o primeiro nascido (ou criado).
a.       Alguns têm, portanto, concluído a partir desta passagem que Jesus é um ser criado, a primeira de todas as criações de Deus.
b.      Por exemplo, aqueles liderados pela Sociedade Torre de Vigia (conhecidos como Testemunhas de Jeová).
2.       Mas ele também é usado nas Escrituras como uma metáfora para descrever aquele que ocupa o posto e o privilégio de ser primogênito (sem ser literalmente primogênito).
a.       Usado por Deus desta maneira para se referir à nação de Israel - Ex 4:22.
b.      Usado por Deus desta maneira para se referir a Davi, que era o caçula de oito irmãos - Sl 89:20,27.
3.       Portanto, qualquer interpretação desse termo deve estar em harmonia com o que é ensinado sobre Cristo em outras passagens...
a.       Jesus é claramente chamado o criador de todas as coisas - Jo 1:1-3; Cl 1:16.
b.      Não poderia se afirmar que Ele é o criador de todas as coisas, se ele é um ser criado!
c.       É por isso que as Testemunhas de Jeová tentam contornar essas passagens, inserindo o modificador outras quatro vezes na sua tradução TNM de Cl 1:16-17!
1)      Se deixar se ler como foi escrito por Paulo, o texto destrói a doutrina que Cristo é um ser criado.
2)      Por isso eles precisam fazer adições à Palavra de Deus...

B.    O propósito em usar a frase “primogênito de toda a criação”.

1.       Para mostrar que Jesus é superior a toda criação, Ele tem todos os direitos como se fosse um primogênito.
2.       Assim como Deus...
a.       Declara Israel ser o primogênito sobre as nações da terra (embora certamente não fosse a primeira nação a existir).
b.      Declara Davi seu primogênito sobre os reis da terra (embora não fosse o primeiro rei).
         ...Assim Deus declarou Jesus o primogênito de toda a criação (embora ele próprio não fosse um ser criado!).
Como já abordado, podemos aprender com Paulo que Jesus é também...

V.          O criador de todas as coisas.

A.    Esta verdade sobre Jesus é também confirmada...

1.       Por João no seu Evangelho - Jo 1:3.
2.       Pelo escritor da epístola aos Hebreus - Hb 1:3.

B.    Partindo destes versos aprendemos que, quando o mundo foi criado...

1.       Jesus era o agente criador pelo qual tudo existe!
2.       Tudo foi criado por ele também!

C.    Como o criador de todas as coisas...

1.       Apenas segue-se que Ele existia antes de tudo o que foi criado.
2.       Que parece ser a ideia da primeira parte do verso 17 (“Ele é antes de todas as coisas”).
Além de ser o criador de todas as coisas, à medida que continuamos no versículo 17 aprendemos que Jesus é também...

VI.        O mantenedor de todas as coisas.

A.    “Nele tudo subsiste”.

1.       Isto é, n’Ele todas as coisas são mantidas em seu estado atual.
2.       A existência e a ordem de todas as coisas são mantidas pelo poder de Cristo! - Cf. Hb 1:3.

B.    O que aconteceria se Jesus removesse seu poder?

1.       Cada coisa criada iria cair em desordem!
2.       Ou afundar de volta ao nada!
3.       Caos total!
Verdadeiramente no que diz respeito à criação, Jesus é o supremo Cristo! Mas sua supremacia também se estende para o reino da redenção, como sugerido anteriormente nos versículos 13-14, e agora mais desenvolvido nos versículos 18-20.

VII.      A cabeça do corpo, a Igreja.

A.    A Igreja é o corpo de Cristo...

1.       A palavra igreja vem de ekklesia, que significa uma congregação ou assembleia constituída por pessoas que foram “chamados para fora”.
2.       Aqueles que são chamados pelo evangelho de Cristo formam Seu reino, uma grande assembleia ou congregação.
3.       Na Bíblia, o termo igreja é usada em dois sentidos:
a.       Universal - o conjunto dos crentes salvos em todos os tempos, em todo mundo.
b.      Local - uma congregação de crentes salvos em uma localidade, em determinada época.
4.       No contexto de Cl 1:18, Paulo fala da igreja universal (ainda que fosse verdade numa igreja local também).

B.    Como a cabeça, Jesus está sobre a igreja...

1.       Como já vimos, Ele tem toda a autoridade no céu e na terra - Mt 28:18.
2.       Sendo assim, Ele deve ter o posto de supremacia na Sua Igreja!
3.       Ele é quem controla o destino da Sua Igreja! - Veja Ap 2 e 3.
Jesus é também...

VIII.       O princípio, primogênito entre os mortos.

A.    A palavra princípio...

1.       Vem do grego, arché.
2.       Entre os vários possíveis significados incluem-se:
a.       Começo, origem.
b.      A pessoa ou coisa que começa, a primeira pessoa ou coisa em uma série, o líder.
c.       Aquilo pelo qual alguma coisa começa a ser, a origem, a causa ativa.
d.      O primeiro lugar, principado, regra.

B.    Lembre-se o uso da palavra primogênito...

1.       Não significa necessariamente o primeiro, mas pode se referir ao mais excelente.
2.       Jesus não foi a primeira pessoa a ressuscitar dos mortos (cf. filha de Jairo, o filho da viúva de Naim e Lázaro).
3.       Mas Ele foi o primeiro a ressuscitar para nunca mais morrer de novo e, por isso, declarado em outro lugar ser as primícias da ressurreição - cf. 1Co 15:20,23.
4.       O termo primícias sugere “o melhor de uma cultura”, ou seja, aquilo que é excelente.

C.     Assim, quando se fala de ressurreição dos mortos...

1.       Jesus é tanto a origem, causa ativa (o princípio) e o “primogênito dentre os mortos”.
2.       Ele é a causa ativa da ressurreição: “em Cristo todos serão vivificados” - 1Co 15:22.
3.       Por sua própria ressurreição, para nunca mais morrer de novo. Ele é o “primogênito dentre os mortos”, as primícias, ou seja, excelência!
Mais dois pontos são trazidos por Paulo em relação à supremacia de Cristo nesta passagem. A primeira é que em Jesus habita...

IX.         A plenitude de todas as coisas.

A.    Jesus é claramente a plenitude da divindade...

1.      Vimos que Ele é “a imagem do Deus invisível” - Cl 1:15.
2.      Mais tarde, Paulo declara que em Jesus “habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” - Cl 2:9.

B.   Jesus é também a nossa plenitude...

1.      Nele temos a “redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados” - Cl 1:14.
2.      Nele temos “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” - Cl 2:3.
3.      Sim, estamos completos n’Ele - Cl 2:10.
Por fim, aprendemos que Jesus é...

X.          Reconciliador de tudo com Deus.

A.   O desejo pai é reconciliar consigo mesmo...

1.      “As coisas na terra”...
a.      Que inclui o pecador - cf. 2Co 5:18-20.
b.      Ambos judeus e gentios - cf. Ef 2:14-18.
2.      “As coisas no céu”...
a.      É certo que é uma frase difícil.
b.      Seria fácil cair na vã especulação quanto ao que isso significa (por exemplo, quais são as coisas no céu que precisam de reconciliação com Deus?).
c.       O que quer que Paulo possa estar se referindo, o ponto é claro: Jesus Cristo é o reconciliador de todas as coisas com Deus!

B.   Deus é capaz de reconciliar consigo mesmo todas as coisas por meio de Jesus...

1.      “Havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz”...
2.      Através da morte de Seu Filho, agora é possível ao pecador ser reconciliado com Deus! - Rm 5:10; Cl 1:21-22.

Conclusão.

1.       Paulo tinha certamente percorrido um longo caminho em sua compreensão de Jesus desde aquele dia em que o encontrou no caminho de Damasco!
a.       De dizer: “Quem és tu, Senhor?”
b.      Para anunciar Jesus como:
1)         O rei sobre o seu reino;
2)         O salvador dos nossos pecados;
3)         A imagem do Deus invisível;
4)         O primogênito de toda a criação;
5)         O criador de todas as coisas;
6)         O sustentador de todas as coisas;
7)         A cabeça do corpo, da igreja;
8)         O princípio, o primogênito dentre os mortos;
9)         A plenitude de todas as coisas;
10)     O reconciliador de todas as coisas a Deus.
2.       Eu acredito que a nossa própria compreensão de Jesus vai aumentado como resultado de estudar a Bíblia.
3.       Talvez também possamos entender porque Jesus recebeu tanto louvor e adoração no céu - cf. Ap 5:11-12.
4.       O que estamos fazendo para mostrar nossa gratidão a Jesus, nosso “supremo e suficiente Salvador?”
5.       Considere as palavras de Jesus em Lucas 6:46 que nos diz que a melhor maneira que podemos louvá-Lo é sendo obediente.
Você já obedeceu a Jesus em resposta ao Seu Evangelho (Mc 16:16; At 2:38)?
Você está obedecendo a Jesus vivendo uma vida como Seu fiel discípulo (Ap 2:1)?

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